Createch | SANJOTEC EM VISITA À UNIVERSIDADE DO PORTO

No dia 7 de março, o projeto Createch, no âmbito da atividade Roteiro de Inovação levou uma  comitiva de dez pessoas proveniente de São João da Madeira que contemplava várias entidades da região, entre elas a Sanjotec, a Câmara Municipal de São João da Madeira ou o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP). Mas apesar do background diferente, o grupo tinha um interesse comum: conhecer melhor a investigação que se faz na Universidade do Porto.

A tarde começou no Instituto Nacional de Engenharia e Gestão Industrial (INEGI) e as honras da casa foram feitas por José Sampaio, membro da Comissão Executiva do INEGI e diretor para a inovação e transferência de tecnologia. A visita guiada percorreu os principais laboratórios e oficinas do Instituto que tem, atualmente, dezenas de projetos com empresas e emprega mais de 200 pessoas. Como referiu José Sampaio, este tipo de encontros com entidades externas é muito produtivo para o INEGI, uma instituição "muito ativa em contribuir com soluções inovadoras para a indústria, procurando aumentar a sua competitividade", diz.

Seguiu-se a visita ao Digital Fabrication Lab (na foto), onde a comitiva foi recebida por José Pedro Sousa, fundador e coordenador do projeto. O DFL é um centro de I&D da Universidade do Porto dedicado a investigar nas áreas do design de computadores e na fabricação de tecnologias ligadas ao design e à construção.

A visita à Universidade do Porto enquadrou-se na iniciativa dos Roteiros de Inovação, no âmbito do projeto Createch promovido pela SANJOTEC – Parque de Ciência e Tecnologia de São João da Madeira. Esta iniciativa visa promover a interação entre o mundo empresarial e a investigação, possibilitando a geração de parcerias, de transferência de tecnologia, de sensibilização para fatores como a propriedade industrial, a inovação, e outros fatores de competitividade empresarial. A aproximação da indústria Sanjoanense ao universo académico e laboratorial circundante é uma mais valia na promoção de possíveis futuras parcerias que sejam frutíferas para ambas as partes envolvidas.

Organizada pela U.Porto Inovação e pela SANJOTEC esta foi uma tarde rica na partilha de experiências mas, sobretudo, na apresentação sobre o que de melhor se faz na Universidade do Porto. 


Notícia adaptada de: https://upin.up.pt/pt-pt/content/sanjotec-em-visita-universidade-porto