Tech&Creative Challenges com players chave da Indústria nos sectores da Energia e da Eletrónica e Telecomunicações

 

Tech+Creative Challenges é uma das iniciativas enquadradas no programa Createch, com assinatura Sanjotec, que arrancou no passado dia 19 de dezembro.

Com o conceito de “momentos de encontro e partilha de conhecimento”, este é um projeto composto por várias sessões. Em cada sessão, o focus grupo serão os principais players do mercado em setores chave de atividade e as startups integradas no universo Sanjotec.

Desta forma, é potenciada a criatividade e o fomento de ideias para novos negócios, novos desafios, aumentando as empresas incubadas e/ou a geração de novas spin-offs.

No passado dia 19 de dezembro, decorreram a primeira e segunda sessão de um conjunto de 6 eventos.
Da parte da manhã, o foco residiu no setor da Energia, com a presença de 2 empresas de renome a nível nacional: Grupel e MagnumCap.

A tarde foi dedicada à Eletrónica e Telecomunicações, com a confirmação de Globaltronic, HFA e Grupo PROEF que, com o seu know-how, acrescentaram valor à sessão e partilharam os desafios que as suas indústrias enfrentam, num mercado cada vez mais exigente e competitivo!
 

Programa Sessão da Manhã | Sector da Energia:

9h30 | Abertura da Sessão por parte da Sanjotec

9h40 | A Indústria e os seus desafios

10h00 | Grupel - Engenheiro João Silva [Diretor de Produção]

10h20 | Magnum Cap - José Henriques [CEO]

10h40 | Interação entre Start-ups e players convidados

11h30 | Coffee - Break de encerramento

Programa Sessão da Tarde| Sector da Eletrónica e Telecomunicações:

14h30 | Abertura da Sessão por parte da Sanjotec

14h40 | A Indústria e os seus desafios

15h00 | HFA - João Taveira [Diretor de Produção]

15h20 | Globaltronic - Sérgio Silva [Diretor de Inovação]

15h40 | Grupo Proef - Pedro Rodrigues [Radio Networking Planning & Optimization Manager]
16h00 | Interação entre Start-Ups e players convidados

16h30 | Coffee - Break de encerramento

Oradores | Sector da Energias

 
GRUPEL - Eng. João Silva- Diretor de Produção  

  Eng. João Silva, Director de Produção e Lean da Grupel, têm ao seu encargo a gestão de todos os processos de Lean, Qualidade e Ambiente, para além de ser o responsável por toda a unidade de produção da Grupel.

Sobre a Grupel:  

A Grupel, SA iniciou a sua atividade em 1976, como uma pequena unidade produtiva em Alquerubim, que fabricava e comercializava grupos geradores fundada pelo Sr. Melo. Hoje tornou-se na maior unidade produtiva de grupos electrogéneos em Portugal operando nos 5 continentes com mais de 50 distribuidores.
https://grupel.eu/

MAGNUM CAP - José Henriques- CEO 

José Henriques, CEO da Magnum Cap- Electrical Power Solutions, é o responsável pelas principais tomadas de decisões e estratégias dentro da empresa, para além de liderar todas as áreas da empresa.

 

Sobre a MAGNUM CAP:

 

A MAGNUM CAP é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções eletrónicas para a gestão,controlo e distribuição de energia, sendo o seu principal foco a produção e desenvolvimento de sistemas de carregamentos para VE.

A MAGNUM CAP começou a sua atividade no setor da energia e da engenharia da mobilidade elétrica. Fazendo parte do grupo da Martifer, complementa o negócio em torno dos dispositivos ligados à energia, e caminha para uma melhor utilização e produção de energia renováveis através dos veículos elétricos.  

Com a Martifer / Prio Energy group, a MAGNUM CAP visa proporcionar um ambiente para a discussão colaborativa e inovadora em torno da área da Mobilidade Elétrica onde muitos representantes estão presentes na criação, aprendizagem e melhoria de processos de desenvolvimento. Especializada no desenvolvimento de equipamentos para carregamentos de VE, a MAGNUM CAP beneficia de todo o conhecimento e experiência dentro do grupo e de todo o agregado em torno da produção de energia renováveis, fornecimento de energia para a mobilidade elétrica e de operação nos sistemas de carregamentos, através da Martifer e Prio, sendo todas as empresas pertencentes ao mesmo grupo.

http://www.magnumcap.com/ 

Oradores | Sector da Eletrónica e Telcomunicações

HFA - João Taveira – Diretor de Produção

Eng. João Taveira, Diretor de Produção da HFA-Henrique, Fernando & Alves, S.A., têm ao seu encargo a gestão todas as áreas de  produção da empresa. Tendo igualmente passado por outras áreas dentro da HFA, João Taveira torna-se assim um dos melhores Oradores, para as áreas de Eletrónica e Telecomunicações.  

 

Sobre a  HFA:

 

A HFA-Henrique, Fernando & Alves, S.A. é uma PME, especializada na assemblagem e teste de equipamento eletrónico e de telecomunicações, em regime de subcontratação.

Fundada em 1995, o crescimento contínuo da empresa demonstra o seu compromisso em providenciar serviços de elevado valor acrescentado. Os produtos são assemblados e testados de acordo com os requisitos dos Clientes. E o processo produtivo é facilmente adaptável às necessidades de cada um, permitindo entregar um produto totalmente customizado. A empresa recorre a equipamentos inovadores, a tecnologias de alta precisão e rapidez, a técnicos qualificados e aposta na formação e treino especializado e constante dos seus colaboradores. 

http://www.hfa.pt/ 

Globaltronic – Sérgio Silva – Diretor de Inovação  

Na última década, Sérgio Silva participou em inúmeros projetos tecnológicos, primeiro enquanto investigador, e posteriormente como gestor de projetos. Durante este período acumulou competências de gestão, relacionamento interpessoal e de Inovação que contribuíram para o sucesso dos projetos, simples e complexos em que esteve envolvido.

Atualmente, é o Diretor Técnico de uma equipa inovadora de Engenharia, onde é o responsável pelo desenvolvimento de novos produtos nas áreas de eletrónica, sistemas embebidos e aplicações de software.

Doutorando em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD, completou em 2013 o MSc em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores com a dissertação de mestrado “Blue Sensor - A Bluetooth Approach to Glucose Sensor”. Em 1996 obteve a sua licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro.

Atualmente também é investigador convidado no CRIIS - Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC.

Sobre a Globaltronic:  

A Globaltronic é uma empresa de eletrónica sediada em Águeda, que iniciou a sua atividade em 2002 e que atua sobre as seguintes áreas de negócio: Eficiência Energética (Monitorização energética e sistemas inteligentes de iluminação); Electrónica Geral (automação e sistemas de controlo; sinalética; sistemas de interatividade; segurança); Telecomunicações (FTTx e televisão digital).

 

http://www.globaltronic.pt/

 

Grupo PROEF - Pedro Rodrigues - Radio Networking Planning & Optimization Manager 

Eng. Pedro Rodrigues, RNPO Manager na Eurico Ferreira - Grupo Proef, têm ao seu encargo gestão de equipas técnicas, planeamento e optimização de rotas, planeamento gestão e optimização de processos de desenvolvimentos de projetos, sendo ainda mentor de todos os Junior Engineers da Eurico Ferreira- Grupo Proef.

 

Sobre o Grupo Proef:

 

O Grupo Proef alinha a sua atividade em quatro áreas de negócio - Proef Engineering, Proef Partners, Proef Renewables e Proef Industries & Services. Desde soluções globais nas áreas das telecomunicações e eletricidade, IT, energias renováveis e eficiência energética, assim como seguros ou aluguer de equipamentos, o Grupo aposta em serviços e produtos que garantem aos seus clientes um elevado grau de qualidade, diferenciação e inovação. Constituído por mais de 25 empresas, o Grupo Proef está atualmente presente em 11 países e conta com um total de 1500 colaboradores.

 www.proefgroup.com