Adventech em Projeto Europeu estuda a resistência a antibióticos em águas

Em 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou o primeiro relatório global sobre a resistência aos antibióticos onde revela que esta é uma crescente ameaça à saúde pública. Consequentemente, esta organização lançou, em Novembro de 2015, a primeira “Semana Mundial de Consciência sobre os Antibióticos” com o objetivo de consciencializar a opinião pública, tendo incentivado os países-membros e seus parceiros a participar na campanha cujo lema é “Antibióticos: manusear com cuidado”.

Também a Comissão Europeia está particularmente atenta ao novo paradigma da propagação da resistência aos antibióticos. Prova disso, é a recente aprovação e financiamento de um projeto europeu denominado ANSWER (ANtibioticS and mobile resistance elements in WastEwater Reuse applications: risks and innovative solutions) no âmbito das Ações Marie-Curie ao abrigo do Programa Horizonte 2020 cujo principal objetivo é o estudo dos fatores que afetam a propagação da resistência aos antibióticos, com especial foco nas atuais práticas de reutilização de águas residuais tratadas, a fim de avaliar os riscos para a saúde pública e para o ambiente. As águas residuais urbanas tratadas são reutilizadas, hoje em dia, em resposta ao crescente problema de escassez de água, uma vez que são consideradas como alternativas fiáveis aos recursos hídricos naturais. Contudo, as tecnologias de tratamento convencionais podem não ser suficientes para remover alguns microcontaminantes (incluindo antibióticos) ou para controlar a propagação da resistência aos antibióticos no ambiente. Espera-se com este projeto contribuir para uma melhor compreensão acerca deste fenómeno.

O Projeto terá uma duração total de 4 anos e o seu início foi oficializado em Novembro de 2015, na primeira reunião do consórcio em Viena, do qual fazem parte 10 instituições beneficiárias, entre as quais universidades, empresas privadas e institutos de investigação, de 9 países diferentes (Alemanha, Áustria, Chipre, Eslováquia, Espanha, Holanda, Israel, Itália e Portugal). Esta equipa possui competências multidisciplinares em diversas áreas de atuação, desde a Engenharia do Ambiente até à Química, passando pela Biologia e Toxicologia.

Fazem parte desta equipa duas entidades portuguesas: a Adventech, empresa nacional especializada no tratamento de águas residuais, e a Universidade Católica do Porto.

Mais informações em http://www.answer-itn.eu/ e em https://www.facebook.com/answer.itn