Fibrenamics | Fibrenamics convidada para integrar dois grupos de trabalho de dois tópicos nucleares do país: Economia Circular e Indústria 4.0

 

A Fibrenamics foi convidada pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus-ANCN e a GCI, em parceria com o Grupo ISQ, para participar no Encontro de Parceiros Green Project Awards (GPA), que se realizou no dia 28 de novembro, na sede do Grupo ISQ, no Tagus Park, em Oeiras.

Este encontro pretendeu criar um espaço de reflexão sobre como a transformação digital vai motivar a inovação nos modelos de negócio circulares em áreas como a gestão de resíduos, mercados de matérias primas alternativas ou o próprio ciclo de vida do produto.

Com a participação da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, esta iniciativa teve a “Indústria 4.0” em destaque, através da participação de diferentes entidades que fazem parte desta nova revolução dos sistemas produtivos industriais, com claros benefícios ao nível do desenvolvimento de processos mais eficientes e do aumento da segurança e da qualidade.

A Fibrenamics esteve presente neste evento graças ao reconhecimento que vindo a ser dado ao seu trabalho e desenvolvimentos nestes domínios e partilhou com as demais entidades todo o seu conhecimento e experiência.

Neste dia, Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics, foi também um dos oradores convidados de uma mesa redonda da CIRCULAR FUTURE – Conferência internacional sobre economia circular com a temática “Simbioses Industriais”. Esta iniciativa decorreu durante na sede da ANJE, e foi dinamizada pelo BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

A par da Fibrenamics, estivera, também presentes nesta sessão representantes de entidades como a Lipor, a Amorim Cork Composites, a Prio Combustíveis e a 3Drivers.

 

A Fibrenamics foi, desta forma e uma vez mais, reconhecida como uma entidade de referência nos setores da economia circular e da Indústria 4.0, sendo já considerada como um modelo a seguir por muitas entidades nacionais e internacionais.