Programa de Aceleração de projetos de inovação social arranca na Oliva Creative Factory

A Área Metropolitana do Porto (AMP) acaba de lançar a AMPlifica, um programa intensivo de aceleração de projetos sociais, preparando-os, durante doze semanas, para a angariação de financiamento e, consequentemente, preparando o crescimento das suas intervenções. 

A AMPlifica abrange cada um dos 17 Municípios, visando a seleção de um projeto social que seja reconhecido como o mais importante do seu município e que possa servir de exemplo ao ecossistema local. 

Por projetos sociais entendem-se soluções inovadoras, focadas na resolução de alguns dos principais prolemas da sociedade. Na AMPlifica serão integrados projetos focados nas mais variadas áreas de atuação, entre elas a inclusão social, a empregabilidade, a saúde, a mobilidade e o ambiente.
A AMPlifica terá duas edições(a primeira que iniciou hoje, 7 de Fevereiro, e a segunda em finais de Abril).Cada edição será localizada localizada num dos Centros de Inovação Social (polos CIS-M), nomeadamente na SANJOTEC/ Oliva Creative Factory (São João da Madeira) e na Fábrica de Santo Tyrso (Santo Tirso). O trabalho desenvolvido culminará na apresentação de casos de sucesso no Fórum Empreendedorismo Social AMP 2020, previsto para julho de 2017. 
Na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo afirmou aos presentes que "nas vossas empresas existe um plano social bastante importante. Não sei se será ou deverá ser preponderante, mas faz parte do objeto social, da missão das vossas empresas", frisou. O edil sanjoanense reforçou a importância destas empresas, mesmo comparando com "outras maiores que a vossa". Nesse sentido "queremos mesmo que aproveitem o programa, durante as duas semanas de formação e que adquiram as competências, para depois ao candidatarem-se consigam captar investimentos para os vossos projetos", salientou. E concluiu afirmando que "isto são projetos muito importantes, em que vale a pena investir dinheiros públicos".