Living Lab

São João da Madeira Industrial Living Lab (SJM-ILL) O SJM-ILL pretende ser um espaço de co-criação para a inovação, focada no crescimento da economia local, nomeadamente o tecido empresarial, através da promoção de um ambiente de “Inovação Aberta” centrado no utilizador, suportado por uma forte capacidade tecnológica e de inovação.

O projeto pretende dinamizar o Living Lab de S. João da Madeira e promovê-lo a nível nacional e internacional, através da realização de um conjunto de ações que permitam fomentar uma cultura de inovação aberta e mostrar o potencial de S. João da Madeira como região de referência na inovação e competitividade, com claras vantagens na captação de residentes e visitantes qualificados e investimento estrutural de base tecnológica.

A operação de dinamização do Living Lab de São João da Madeira consubstancia-se na afirmação e reforço da estrutura e competências materializadas no Sanjotec – Centro Empresarial e Tecnológico, para fomentar uma cultura de inovação aberta e mostrar o potencial de S. João da Madeira como região de referência na inovação e competitividade, através de cinco ações estruturadas.

No quadro da Ação 1 referenciam-se as atividades e iniciativas de gestão e desenvolvimento da operação com a estruturação e funcionamento da equipa técnica afeta à coordenação e implementação da operação.

Na Ação 2 integram-se as atividades e iniciativas de desenvolvimento de ferramentas de comunicação, com a elaboração e disseminação de informação e divulgação do Living Lab de São João da Madeira no quadro da rede internacional European Network of Living Labs (ENoLL), a brochura de apresentação do Sanjotec, cujo Centro Empresarial e Tecnológico materializa o Living Lab, bem como materiais de comunicação digitais (informação na página web do Sanjotec e vídeo promocional associado às iniciativas de dinamização de tecnologia e inovação realizadas no Sanjotec, enquanto instrumentos de promoção do ambiente favorável à inovação e competitividade.

Enquadradas na Ação 3 foram realizadas as atividades associadas a eventos /seminários /workshops de dinamização e interação com agentes empresariais, agências e instituições públicas e outros Living Labs nacionais.

A Sanjotec participou em 2001 no 1st Industrial Workshop – The Rise of User-Centric Wireless Networks, realizado em Berlim, Alemanha, numa iniciativa prevista no âmbito da Ação 4.

Complementarmente, e no quadro da Ação 5, o Sanjotec interagiu e estabeleceu parcerias informais de relação e de intercâmbio com Living Labs nacionais.

Projeto cofinanciando pelo Programa Operacional Regional do Norte, ON.2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.