TECNET byte reúne líderes, startups e investidores em São João da Madeira
3 de agosto, 2023
São João da Madeira foi o epicentro da inovação, tecnologia e empreendedorismo nos dias 20 e 21 de junho, com a realização do aguardado TECNET byte.
Promovido pelo centro empresarial SANJOTEC em colaboração com a Câmara Municipal de São João da Madeira e as redes de parques de ciência e tecnologia PortusPark e TecParques, o evento reuniu empresários, profissionais, empreendedores, investidores e instituições para discutir temas essenciais como tecnologia, criatividade, inovação e empreendedorismo empresarial e social.
Este ano, o TECNET byte destacou-se ao abordar o tema "Futuro Circular," focando em oito domínios estratégicos: Empreendedorismo, Economia Circular, Inovação, Financiamento, Aeroespacial, Inteligência Artificial, Indústria 4.0 e Talento Tecnológico.
O evento contou com um programa diversificado de conferências, reunindo cerca de 50 oradores, desde líderes de grandes empresas até alunos do ensino secundário e superior, que apresentaram os projetos vencedores do programa de aceleração "Startup Zero".
Entre os oradores, destacam-se personalidades como o norte-americano Ray Fisk, especialista em marketing de serviços interativos da Universidade do Texas, e o português Arlindo Oliveira, investigador de Inteligência Artificial no Instituto Superior Técnico. Além disso, o evento contou com a participação de Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, e Rui Moura, um investigador português com formação de astronauta como tripulante suborbital nos Estados Unidos.
A Oliva Creative Factory foi o palco ideal para o TECNET, oferecendo uma zona de exposição dinâmica onde as empresas tecnológicas associadas ao Sanjotec e os seus parceiros puderam exibir suas soluções inovadoras. Nesta "Zona Tecnológica", as empresas impressionaram ao revelar uma faturação global de 71 milhões de euros em 2022.
Além disso, outra área de destaque foi dedicada à economia circular, onde startups e projetos inovadores mostraram soluções sustentáveis que visam enfrentar os desafios ambientais.
Marcas como a Wine Lees, que reaproveita as borras resultantes da produção de vinho, a Spawn Foam, que produz tabuleiros biodegradáveis e orgânicos para plantação florestal, a Slow Vanity, que produz peças de vestuário a partir de desperdícios e excedentes de fábricas portuguesas, a Shaeco, criadora de champôs ecológicos, e a Kukken Caffé, com café torrado e embalado em Portugal em cápsulas e embalagens compostáveis e livres de plástico chamaram a atenção com suas abordagens inovadoras e ambientalmente conscientes.
Esta edição do TECNET não se limitou apenas à exposição de ideias e tecnologias: foi também um evento que promoveu o networking e a interação entre os diversos atores do ecossistema empreendedor e tecnológico.
Com mais de 300 participantes, o evento proporcionou uma excelente oportunidade para estabelecer conexões significativas e parcerias promissoras.
No encerramento do evento, a organização destacou a importância da colaboração entre empresas, instituições de ensino, entidades governamentais e a sociedade civil para impulsionar a inovação e o empreendedorismo em Portugal.
O TECNET foi um elemento essencial para reforçar o papel de São João da Madeira como um polo de inovação e empreendedorismo no país, projetar o que Portugal está a fazer nas áreas de tecnologia e economia circular.
Com a partilha de ideias e o estabelecimento de conexões durante o evento, espera-se que as iniciativas geradas contribuam para um futuro mais circular, sustentável e próspero para o país, impulsionando a inovação e o crescimento de negócios que estão a moldar o tecido empresarial português.