Para assinalar a 1ª edição da nova Newsletter da SANJOTEC. Estivemos à conversa com os sócios da primeira empresa a instalar-se na incubadora: a Adventech!
A Adventech, empresa do setor de tratamento de águas, partilhou os seus insights sobre os desafios superados, projetos diferenciadores e conselhos para empreendedores iniciantes nesta pequena entrevista.
P: Para contexto inicial, e para que o público fique a conhecer a Adventech. Como descrevem a atividade da Adventech, de forma simplficada?
R: A Adventech consiste, essencialmente, no tratamento de águas e de águas residuais. Somos responsáveis pelo desenvolvimento científico de novas tecnologias para o tratamentos e reutilização de águas. E sendo uma empresa de engenharia, executamos as nossas próprias obras e fazemos a manutenção pós-venda daquilo que executamos.
P: Ao longo da vossa atividade, quais foram os maiores desafios e como é que os superaram?
R: O maior desafio foi a identificação de oportunidades e tendências de mercado, considerando ser esse o maior desafio de qualquer empresa.
Apesar disso, temos superado esses desafios, apostando muito na evolução científica para o desenvolvimento e criação de novos produtos e tecnologias.
P: O que é que torna a Adventech especial e diferenciadora no mercado?
R: O que torna a Adventech especial é o facto de ser uma empresa de engenharia com grande vocação científica, que não se fica pela projeção das obras. Para além de executar as próprias obras, faz a manutenção das mesmas, através de equipas próprias com conhecimentos sólidos.
Já o que torna a Adventech diferenciadora, é todo o caminho percorrido desde o desenvolvimento de um produto até à manutenção do mesmo, complementando-se como um ciclo.
Ser a própria Adventech a fazer a manutenção das obras, é bastante importante para o crescimento, porque quando se faz a manutenção, descobre-se oportunidades de melhoria, que servirão de exemplo e serão implementadas em novos projetos para melhorá-los. Caso não se fizesse essa manutenção, seria mais complicado melhorar os produtos para os novos projetos, visto que não haveria conhecimento tão obvio daquilo que se poderia melhorar.
P: Podem falar de um projeto diferenciador que tenham concretizado?
R: O projeto diferenciador que tenho em mente, trata-se de um projeto em que, do tratamento das águas residuais, uma parte era tratada com recurso a produção de Metano,e esse mesmo Metano era posteriormente transformado, através de uma tecnologia própria, em Hidrogénio.
Já esse Hidrogénio era usado para produzir energia.
Por sua vez, a água era também reutilizada, atráves de tecnologias próprias, quer para rega, quer na própria água que se utiliza na ETAR.
Este é um projeto que está implementado, executado e a funcionar nos dias de hoje.
P: O que levou os fundadores a criarem a Adventech?
R: Os fundadores já trabalhavam na área das águas, e viam que havia um mercado e uma oportunidade na área de tratamento de efluentes industriais.
Aquilo que existia na altura apresentava pouca vocação científica ,e portanto se utilizassem aquilo que já existia e lhe conferíssem numa visão cientifica e para desenvolvimento de novas tecnologias, íam conseguir tratar melhor esses efluentes industriais, que são difíceis e complexos.
P: Que conselhos dariam a empreendedores que estão a iniciar os seus projetos?
R: O maior conselho é tentar identificar e nunca estar desatento a oportunidades e ter sempre a mente aberta a melhorias ou para alterações. Muitas vezes quando se está a iniciar uma atividade começa-se a fazer projetos, a trabalhar, a ganhar clientes e a determinada altura, apercebemo-nos de novas oportunidades.
Sabe mais sobre a Adventech aqui:
https://www.sanjotec.com/pt/empresas/adventech