Nessa semana, compartilhamos algumas informações e estatísticas importantes relativas ao papel da mulher no mercado de trabalho, bem como as desvantagens e injustiças que sofre devido a preconceitos que acreditamos de devem ser desconstruídos de forma a caminhar em direção à igualdade.
Adicionalmente, e como forma de demonstrar o poder criativo e empreendedor que uma mulher pode ter, entrevistamos um dos maiores exemplos de sucesso presente no nosso ecossistema – Graça Cândido, fundadora da Tech4Home.
Desta entrevista surgiram as seguintes respostas:
1. Faça uma pequena apresentação sua (percurso académico, percurso profissional, hobbies).
"Sou Graça Cândido, licenciada em Engenharia Química e Mestrado em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. As primeiras experiências profissionais, após a licenciatura de 5 anos, passaram pela área alimentar (Nestlé) e área de petróleos e petroquímica (Petrogal). Considerei relevante continuar o meu percurso académico e iniciei o Mestrado em Engenharia do Ambiente. Entretanto, surge a oportunidade de integrar a equipa da Philips na implementação de um sistema de gestão ambiental para o parque industrial em Ovar. Após o projeto concluído com sucesso, integrei a unidade de negócio de Home Control Systems, que se dedicava ao desenvolvimento e fabrico de telecomandos. Aí assumi as funções de direção do departamento de qualidade total e acumulei a função global de ambiente para todo o grupo, o que permitiu conhecer e experienciar diferentes realidades uma vez que o grupo tinha operações na Ásia, México e Europa. Em 2009, a Philips encerra as operações na Europa, e perante uma situação de desemprego juntamente com 2 colegas da Philips Ovar decidimos avançar com a criação do nosso próprio emprego e fundámos a empresa Tech4home. Nos meus tempos livres, para além de me dedicar a iniciativas familiares, gosto de ler.”
2. Trabalhou durante 11 anos na Philips. Em que medida isto contribuir para a criação da Tech4Home, uma das maiores empresas presentes na Sanjotec?
"A experiência adquirida no tempo que trabalhei na Philips determinou definitivamente o percurso traçado na Tech4home. Era um negócio que nós conhecíamos bem, e que nos permitiu estabelecer os processos para criar todas as condições e sermos considerados um “player” neste mercado. Claro que, ao longo destes 13 anos da Tech4home, houve uma transformação tecnológica grande nos telecomandos e os produtos que desenvolvemos atualmente são muito mais complexos quando comparados com os que fazíamos na Philips."
3. Quando começou a sua carreira, alguma vez imaginou que iria ter um papel de liderança dentro de uma organização?
"Quando iniciei este projeto juntamente com os meus colegas a ambição era grande. Mais tarde, tomamos consciência que subestimámos as dificuldades de uma startup. Os nossos potenciais clientes – os operadores de televisão paga - à altura recearam apostar numa empresa startup que garantisse o desenvolvimento e fornecimento contínuo de um dos seus produtos fundamentais – o telecomando. A nossa experiência, conhecimento e muita perseverança permitiu desenvolvermos estratégias para conseguirmos estabelecer negócios com essas empresas. O meu papel na Tech4home, penso ter sido uma evolução natural do nosso crescimento e posicionamento neste mercado."
4. A nível profissional, tem alguma aspiração/objetivo que gostava de alcançar futuramente? Se sim, qual?
"Quando penso no futuro, penso na Tech4home. Temos ambições de continuar a contribuir no crescimento da empresa e permitir a criação de mais áreas de negócio, ligadas a Smart Home e sempre focadas nos serviços dos operadores de televisão paga."
E assim se marcou o Dia da Mulher na Sanjotec, com informação, partilha de experiências e palavras de agradecimento a todas as mulheres que fazem parte do ecossistema Sanjotec!